Fundação Abrinq

Villa Betto Brunelli

  

Destaque seu Bookmarks

Add para: JBookmarks Add para: FacebookAdd para: Mr. WongAdd para: WebnewsAdd para: Buzka Add para: Windows LiveAdd para: IcioAdd para: Ximmy Add para: OneviewAdd para: Kledy.de Social BookmarkingAdd para:  FAV!T Social BookmarkingAdd para: Favoriten.deAdd para: SeekxlAdd para: Social Bookmark PortalAdd para: BoniTrustAdd para: Power-OldieAdd para: Bookmarks.ccAdd para: NewskickAdd para: NewsiderAdd para: LinksiloAdd para: ReadsterAdd para: YiggAdd para: LinkarenaAdd para: DiggAdd para: Del.icoi.us Add para: RedditAdd para: JumptagsAdd para: UpchuckrAdd para: SimpyAdd para: StumbleUponAdd para: SlashdotAdd para: NetscapeAdd para: FurlAdd para: Yahoo Add para: BlogmarksAdd para: Diigo Add para: TechnoratiAdd para: NewsvineAdd para: BlinkbitsAdd para: Ma.Gnolia Add para: SmarkingAdd para: NetvouzAdd para: FolkdAdd para: SpurlAdd para: GoogleAdd para: BlinklistInformation

Bar do Juarez

Beephoto

Puro Game

Studio NaPraça

Steiner Sons e Piano

Casa Hope

Compartilhe o DestaqueSP

Add para:http://www.destaquesp.com/ JBookmarks Add para:http://www.destaquesp.com/ FacebookAdd para:http://www.destaquesp.com/ WebnewsAdd para:http://www.destaquesp.com/ Favoriten.deAdd para:http://www.destaquesp.com/ Del.icoi.us Add para:http://www.destaquesp.com/ RedditAdd para:http://www.destaquesp.com/ StumbleUponAdd para:http://www.destaquesp.com/ NetscapeAdd para:http://www.destaquesp.com/ Yahoo Add para:http://www.destaquesp.com/ TechnoratiAdd para:http://www.destaquesp.com/ Google

Saúde Oral Integrada

Os perigos do narguile PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Saúde | Prevenção
Escrito por Cléo Tassitani on Quinta, 11 Setembro 2008 16:29   
Pin It


Saiba mais sobre os perigos do narguile




Os perigos do narguile_2

Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguile – e é aí que mora o perigo! Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.

Tudo começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. E, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.


O narguile é formado por uma peça central, que parece um vaso, onde se coloca a água. Conectada à base está uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima do tabaco, o carvão. A mangueira, por onde se aspira a fumaça, resfriada pela água, se encaixa na parte superior do narguile e termina numa piteira. Pode haver mais de uma mangueira para várias pessoas fumarem juntas. Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.
Os perigos do narguile_3

Segundo o dr. Sérgio Ricardo Santos (foto ao lado), pneumologista, o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas – já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização. Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.




Os perigos do narguile_4


Efeitos à saúde


Também conhecido como ‘hookah’ nos países de língua inglesa, ou por ‘shisha’ no norte da África, o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas.

Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT.
Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros.

E são consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.


O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. “A única forma de minimizar os males causados pelo narguile é evitar o uso e não aspirar a fumaça“, alerta o dr. Sérgio.




Os perigos do narguile_5

Entrevista

A Dra. Jaqueline Scholz Issa (foto ao lado), cardiologista, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor (Instituto do Coração) de São Paulo, responde as perguntas dos ouvintes enviadas à Rádio Jovem Pan para a campanha contra as drogas:

Mônica de Mora da Costa:
Quais são os malefícios do uso continuado do narguile? É igual ao tabaco?


Dra. Jaqueline Scholz Issa:
É igual ao tabaco. O fumo utilizado no narguile contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células) e sua fumaça contém também os aditivos aromatizantes e substâncias nocivas do carvão. Causa, portanto, dependência, perda de dente, câncer de boca e todos os riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer e doenças cardiovasculares.


Marcos José de Faria:
Qual a origem do narguile? A planta é tabaco? Vários amigos meus dizem que provoca euforia. É verdade?


Dra. Jaqueline Scholz Issa:
O narguile tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que teria sido inventado na Índia do século XVII. Na China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. Com os árabes, passou a ser utilizado em grupo, acompanhado de café. As cruzadas também espalharam o narguile pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países. No Brasil, o narguile foi trazido por trazido por turcos, libaneses e judeus. Para fumar, é utilizado tabaco. Maconha e crack também estão sendo fumados no narguile. E há grupos de adolescentes que estão trocando a água do narguile por bebida – causas da perigosa euforia relatada pelos seus amigos.


Miriam do Vale Mendes:
É verdade que o narguile veio com os árabes e muçulmanos para o Brasil? Ele é uma droga? É tabaco ou alguma outra coisa?


Dra. Jaqueline Scholz Issa:
Para o Brasil, foi trazido por turcos, libaneses e judeus. O que se fuma no narguile – tabaco – é droga. Há também quem utilize maconha, bebida e crack, potencializando os riscos dessas drogas.


Rafael Costade Souza:
Por que que o narguile está tão popular nas festas de São Paulo? Quem tem o interesse em divulgar mais esse consumo de tabaco? Ele é ilegal? Vicia? É droga?


Dra. Jaqueline Scholz Issa:
Porque se criou o falso conceito de segurança, incentivado pela falsa idéia de que é inócuo, os pais compraram a idéia de que não tem perigo. Falso e perigoso conceito porque fumar no narguile é altamente maléfico para a saúde. A água do narguile não filtra, ela esfria a fumaça. E a fumaça vem com nicotina, que vicia, vem com alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco. O monóxido de carbono no narguile é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo, retirando oxigênio das células e possibilitando o aparecimento de doenças, perda de dentes e de câncer na boca. Como a concentração de monóxido de carbono é maior com o narguile, por causa da combustão do carvão, sua concentração equivale ao final de 40 minutos a se ter fumado 100 cigarros. Quem tem interesse de divulgar o narguile é a indústria do cigarro, porque o usuário de narguile vai também fumar cigarro. É proibido para menor de 18 anos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que veda a venda de qualquer produto do tabaco para adolescentes. Como é usado o tabaco, vicia, sim. Narguile é o objeto onde se usa droga.

Fabio Barros da Silva:
Como podemos ajudar na campanha contra o tabaco nas escolas? Vários colegas meus fumam e não consideram o cigarro droga. O narguile é uma droga, também vicia?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
Deveríamos incentivar a participação em festas, sem drogas. Deveríamos motivar jovens a promoverem festas, sem bebida, sem cigarro ou outras drogas, com o objetivo de reunir os amigos para se conhecerem, conversarem, compartilharem companhia. O narguile é o objeto onde se usa droga, que vicia.

Valdice Mendes de Souza:
Tenho ido a festas e vejo o tal de narguile correndo por todos. Achei o cheiro muito estranho e enjoativo, meio adocicado... Ele é feito de quê? Será que vicia? É também uma droga?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
O cheiro é do tabaco misturado com essências de flores ou frutas. É uma droga. Portanto, vicia, sim.

Agnaldo Silva Machado:
Gostaria de saber o que é exatamente narguile. Como é o tabaco que é fumado pelas pessoas e por que ele é perfumado? Narguile também é considerado uma droga?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
O tabaco fumado no narguile é misturado com essências, ou seja, tem mais produtos químicos para prejudicar a saúde. Esse tabaco é droga, sim, que vicia e prejudica o organismo.


Fonte:
www.wimerbottura.com.br
www.colegiohenriwallon.com.br

blogs.jovempan.uol.br


Confira também:
Os perigos da tatuagem
Os perigos das lentes de contato cosméticas
Óculos de farmácia prejudicam a visão

Dicas de combate a vícios
Suplementação alimentar
Eletro-sensibilidade
Você tem algum tipo de alergia?
Sorria: você está sendo filmado!
Desça do salto!





Fotos: banco de imagem e divulgação


Cléo Tassitani
Cléo Tassitani
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

 

Twitter em Destaque

Siga DestaqueSp no Twitter