Saúde Oral Integrada

Xarelto da Bayer Versão para impressão
Saúde | Prevenção
Escrito por DestaqueSP on Terça, 01 Dezembro 2009 23:21   



Xarelto_2

A Bayer Scherin Pharma, que está presente em mais
de 150 países e é uma das 10 maiores corporações de especialidades farmacêuticas, vai entrar em 2010 lançando no mercado mundial um medicamento inédito para prevenção de trombose venosa profunda (TVP). Trata-se do Xarelto®, um anticoagulante que age especificamente sobre o fator que atua na formação
dos coágulos, chamado de fator Xa.

É um medicamento mais cômodo porque é administrado por via oral, em dose única diária – ao contrário dos medicamentos que são injetáveis e que necessitam de controle, monitoramento da atividade de coagulação e ingestão alimentar e medicamentosa, além de ajustes frequentes da dosagem, de acordo com o sexo, idade e peso.

A aprovação do medicamento pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi baseada nos resultados de uma série de estudos clínicos mundiais com mais de 12.500 mil pacientes submetidos à cirurgia ortopédica de grande porte (artroplastia de joelho e quadril), e que usaram a rivaroxabana para a prevenção da TVP. Os estudos revelaram uma redução bastante significativa do risco de ocorrência de fenômenos tromboembólicos quando comparados com a terapia padrão (enoxaparina). Além de mais efetiva, a substância também apresentou maior tolerabilidade.


Sobre a TVP


“A Trombose Venosa Profunda (TVP) ocorre quando se forma um coágulo sanguíneo no interior de veias profundas, mais frequentemente na perna ou na coxa do paciente, causando o entupimento desta veia. Na fase inicial ocorre um processo inflamatório nas regiões próximas que causa dor, inchaço, aumento da temperatura e endurecimento dos músculos próximos ao local da trombose. Um dos maiores desafios é o grande numero de TVP silenciosa ou assintomática que pode ocorrer em até 80% dos casos. A imobilidade, principalmente em pacientes idosos é um fator importante que aumenta muita a chance de ocorrência de trombose venosa. Normalmente, isso ocorre em casos de imobilização por internação, cirurgias ou mesmo fraturas que requeiram imobilização prolongada. As cirurgias ortopédicas de grande porte, em idosos, como por fratura de quadril e colocação de prótese de joelho, apresentam risco bastante elevado, entre 40% e 60% dos casos em que não se faz prevenção”, esclarece
o Prof. Dr. Luiz Sérgio Marcelino Gomes, Chefe do Grupo de Quadril da PUC- Campinas, Chefe da Residência Médica em Ortopedia do SECROT (Serviço de Cirurgia e Reabilitação Ortopédico -Traumatológica de Batatais/SP) e Diretor Cientifico da Sociedade Brasileira de Quadril .

Estatísticas mundiais revelam que a trombose venosa profunda é a terceira doença cardiovascular mais frequente no mundo depois dos problemas de coração e do derrame (AVC). “A trombose venosa profunda é uma doença silenciosa e a prevenção é fundamental para evitar a embolia pulmonar, sua complicação mais grave e que pode levar a morte”, afirma o cirurgião Lars Borris, líder da Unidade de Pesquisa de Trauma do Hospital da Universidade de Aarhus na Dinamarca.


Portal da trombose


O “Portal da Trombose”, desenvolvido pela Bayer Schering Pharma, é uma fonte de informações para médicos e pacientes que traz dados atualizados sobre o que é, como diagnosticar, prevenir e tratar a trombose.

A página principal do site traz dados e estatísticas sobre a doença. Na seção “Entendendo a Trombose”, o internauta encontra informações sobre como a doença se desenvolve e como é dado o diagnóstico. Já no link “Conhecendo os riscos”, os especialistas acessam conteúdo sobre o que pode acontecer com os pacientes, além de outras formas de trombose que podem surgir na presença de fibrilação atrial ou de síndrome coronariana aguda. Para facilitar o entendimento do assunto e tornar a navegação mais dinâmica, o site disponibiliza vídeos com entrevistas de especialistas renomados.

Os links “Tratamentos Atuais e Novas Abordagens”, disponíveis somente para especialistas, apresentam os estudos mais recentes na área e dados sobre as novas opções de tratamento. Além disso, acessando a seção “Recursos”, médicos e pacientes encontram links para as principais publicações científicas, notícias e imagens, entre outros.

www.portaldatrombose.com.br

www.bayerscheringpharma.com.br



Imagem: reprodução


Pin It
 

Twitter em Destaque

Siga DestaqueSp no Twitter